início Ela Livros
Blogroll Contato


9 de outubro de 2015

Você não é o que você faz para ganhar dinheiro, você é o que você faz para ser feliz. {p. 30}

Como nunca falei do meu amor por Martha Medeiros aqui, hoje vou contar pra vocês.

Fui apresentada à escrita dessa gaúcha quando tinha lá meus 16 anos, o que já faz quase 15. O amor foi imediato e, desde então, ela tomou um papel importantíssimo na minha vida: o de escritora favorita. Tenho todos os livros, li todas as crônicas, os romances e – até – as poesias. Relatos de viagem? Lógico! Colunas de jornal? Porque só uma por semana? Cresci lendo e refletindo sobre seus textos, suas palavras, traduções de realidades cotidianas, análises, vivências e aleatoriedades. Chorei paixões, destaquei trechos, indiquei textos, vi muito de mim em um pouco dela. Por diversas vezes, tive a sensação de que ela invadia minha mente para escrever seu texto.

Nossa dor existencial vem também do quanto levamos a sério o que dizem os outros, o que fazem os outros e o que pensam os outros – uma insanidade, pois quem é que realmente sabe o que pensam os outros? Pensamos no lugar deles e sofremos por esse pensamento imaginado. Nossa dor existencial vem dessa transferência descabida. {p. 61}

Cerca de 15 anos depois, a admiração só cresce, a inspiração é cada vez maior e a identificação – praticamente total – assim permanece. Que Marthinha (minha bff platônica) siga escrevendo sobre cotidiano, amores, experiências, liberdades, banalidades e fazendo com que minhas questões mais complexas tornem-se mais leves com suas respostas.

Como de costume, Simples Assim é um livro de crônicas reunidas, assinadas por Martha e publicadas nos jornais O Globo e Zero Hora, ao longo dos anos de 2013, 2014 e parte de 2015. Com grande parte de textos excelentes e outros poucos nem tanto – realidade seja dita, com a ressalva que os “nem tanto” são minimamente bons – é aquela leitura de uma tarde ou de uma semana, depende da sua vontade. O motivo? As crônicas são curtas e independentes, não exigindo nossa atenção total e exclusiva por muito tempo – isso pode ser pedir demais nos dias de hoje.

Felicidade é ter consciência de que estar apto para o sentimento é um privilégio, e que quando estou melancólica, nostálgica, introvertida, decepcionada, isso também é uma conexão com o mundo, isso também traz evolução, aprendizado. {p.89}

Recomendo de olhos fechados, até mesmo aos que não curtem muito esse gênero literário. Pois, mais que um livro, Simples Assim é uma conversa gostosa que todos merecem ter.

chez b martha medeiros simples assim resenha 02




32 Comentários em “Simples Assim”


M.

Ai, que ótimo! Já quero!
E tu, que escreve tão bem, já tentou escrever alguma crônica?

Bruna Aguiar

acho que não ia dar bom hahaha

Livia

amo td da martha medeiros! esse ainda nao li, mas ta na lista com certeza!

http://www.tofucolorido.com.br
http://www.facebook.com/blogtofucolorido

Bruna Aguiar

ela é ótima né :)

Bia Aguiar

Minha irmã ama essa escritora!
Bacana, Bru! Não sei se eu tenho um escritor favorito. Posto importante este,né?
Sensação única para um escritor ter tal admiração!
Um super beijo!

Ellen

Oiii flor!!! Não li nenhum livro dela mas agora preciso!!!! Ameiii a indicação!!! Beijosss

http://www.amigasevaidosas.com

Camila Faria

Adoro essa sensação de “conversa” que a gente tem lendo alguns livros, alguns autores específicos… Gostei da dica Bruna, parece ser uma leitura leve e gostosa.

cláudia pereira

adorei a sugestão, querida Bruna! adoraria ler :) beijos

Juliana Regis

Bru, engraçado que nos últimos meses várias pessoas tem me falado sobre ela e nunca li nada. Já vi que preciso resolver esse problema, né? Na minha próxima compra de livros resolvo essa questão. =*

Emerson

Parece um livro bem leve. Gostei.

http://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/

Clara

Olá, Bruna!

Não conhecia a escritora… Estou adquirido o habito de ler crônicas, então o livro me chamou atenção para quem sabe iniciar uma paixão! Vou procurar algumas crônicas dela aqui na internet mesmo, adorei a resenha.

Com carinho, Clara

// n-found.blogspot.com

Amanda Hillerman

Oi Bru! Já li algumas crônicas da Martha mas nunca comprei um livro dela. Que relação bacana a que você descreve no início de leitor e autor predileto. Não tenho nenhum autor por quem eu sinta isso :( Quem sabe um dia eu encontro? hahahaha
Beijos!!!

Carol Daixum

Bru! Sempre lia a coluna dela de domingo no Jornal O Globo. ♥ Mas tem tempo que eu não leio e bateu uma saudade agora. É o que você falou, parece que ela dá a resposta para uma situação complexa que a gente vive, né? Não li todos os livros, mas o que eu li “Feliz por Nada”, foi uma leitura tão boa e leve. E que me ensinou muito. Esse do post está na minha listinha. =) A capa é sensacional. Ah! Adorei a forma como você descreveu o seu amor por essa autora incrível. ^^

Beijocas,
Carol
http://www.pequenajornalista.com

Juliana

Bru, minha mãe gosta tanto da Martha que quando vai falar sobre ela fala assim “… no livro da Martinha, blábláblá…” de tão intima que ela se sente! rsrs Mas realmente eu já li muitas cronicas e ela se tornou uma inspiração… gostaria de escrever como ela, de forma “limpa” tranquila, mas com alguma coisa a acrescentar, sabe?
Bom, valeu a indicação com ctz vou mostrar para a “mamis” assim ela compra e eu leio! rsrsrs

ps: A foto do post ficou linda!!

Bjinhos!
JuJu

Wanessa

essa mulher arrasa demais! Já li muitos livros dela e amo todos. Com certeza esse vai pra lista pra eu comprar.
bjoka http://diadebrilho.com

Clay

Ela é maravilhosa!! Amei a capa desse livro e ainda quero ler

Beijos

Camila Tuan

Ainda não li nada dela.
Gente essa página 61 é pra mim, acho que pra todos viu. Pois muitas vezes somos levados pelo que os outros falam.

Beijos

Bianca Schultz Ramos

Ai guria! Eu adoro a Martha Medeiros, não sou tão fã que nem tu pra ter todos os livros (meus só tenho 2) mas já li vários deles e me identifico muito também!
Ótima dica literária viu? Vou anotar aqui porque esse eu ainda não li!

Beijos!
Blog Bianca Schultz

1001 julietas

As pessoas tem falado tão bem desse livro, que eu não me conformo de não ter tido tempo pra ler ainda :”(

Amei a resenha <3

http://www.1001julietas.com

Váh

Só o nome do livro já me chamou a atenção, parece ser lindoo!
E essa frase? “Você não é o que você faz para ganhar dinheiro, você é o que você faz para ser feliz.” que amoooooor <3

http://heyimwiththeband.blogspot.com/

Amanda Paduan

Bru, não conhecia a Martha, mas pelo que você escreveu fiquei morrendo de vontade hahahaahah! Ultimamente a leitura por diversão tem sido quase que nula na minha vida :( os livros chatos de direito tem tomado grande parte do meu tempo, tô sentindo uma falta tão grande de pegar um livro gostoso e ler, sabe? O legal das crônicas é isso que você disse, você não precisa dar total atenção, né? Beijosss e tô com saudade de você por aqui! <3

Fran Oliveira

Eu sou apaixonada pelos textos da Martha Medeiros, acho tudo que ela escrever encantado. Quero muito ler esse livro, parecer ser muito legal!
Beijos,
http://www.dosedeilusao.com

Dani

Obrigada por nos apresentar a Martha.
Eu não conhecia e gostei da sugestão!

BjO
http://Www.brechodanylins.com.br

Lanny S

Que dica maravilhosa, com certeza vai entrar na minha listinha. Beijos

Kaka Farias

Bruuu, realmente esse teu amor pela Martha eu não sabia! Nunca li nenhum livro dela, sempre fui familiarizada com as cônicas semanais no Donna ZH e na revista Estilo Zaffari. Aliás, essas da revista Estilo eu sempre gostava muito de ler. Gente e ontem passei pelo Beira Mar e vi a banquinha dessa Palha Italiana, fiquei morrendo de vontade de provar! E ainda tive que explicar pro Márcio o queee era a tal Palha Italiana kkkkkkkkkk beeeeijo.

Adriel Christian

Eu também amo o trabalho da Martha Medeiros. Ela é uma das minhas escritoras brasileiras preferidas. <3
Você já leu "Feliz por nada"? É outro livro dela de crônicas com excelentes textos sobre a felicidade. Muito bom! <3

Bjs!

Mari

Nunca li nada da autora, mas já li resenhas maravilhosas sobre esse livro. E todas as fãs dela tem essa sensação de que ela é meio que uma bff platônica mesmo!

Beijos
Mari
http://pequenosretalhos.wordpress.com

Renata

Eu ja tinha lido outras resenhas sobre este livro também!
E cada vez me da mais vontade de ler!!!
beijinhos, Rê
http://blogsonhosdeverao.com.br

Bruna Aguiar

é ótimo, Re! Vale a pena!

Danielly

Super adorei a indicação! Adoro a Martha Medeiros, ela é incrível demais, né?

Bia Martins

Bruna, também sou doida pela Martha Medeiros! Demorei pra conhecer, acho que foi há uns 3, 4 anos atrás, mas desde então leio tudo que encontro. Ainda não tenho esse livro mas quero muito!

beijo

http://www.blogbelatriz.com Fanpage:
Facebook Belatriz


Deixe seu comentário: