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24 de junho de 2015

Às vezes tenho a impressão de que quanto mais tempo nós temos, menos coisas conseguimos fazer. E, ultimamente, isso andava me incomodando bastante. Então, resolvi por em prática algumas dicas que li em sites especializados e hoje trago pra vocês as que mais me ajudaram (e ainda ajudam) a superar essa agonia e a sensação de que o tempo é sempre muito curto!

chez b como organizar melhor seu tempo lista

1. Tenha um agenda

Parece clichê (e é), mas ter uma agenda é o ponto inicial pra qualquer organização de tempo. Nela, você deve listar e detalhar todos os afazeres pendentes, tarefas que são periódicas (seja diária, semanal, quinzenal, mensal) e, ainda, os compromissos que vão surgindo. Munida da lista de todas as atividades que você deve desempenhar em determinado prazo, fica bem mais fácil iniciar um projeto de organização.

2. Saiba o tempo real que cada tarefa necessita 

Outra coisa que é essencial e às vezes não temos muita noção: saber quanto tempo cada tarefa necessita para ser desempenhada. Calcule o tempo que leva para fazer cada coisa. No cálculo, você deve incluir o tempo de deslocamento e de espera, se for o caso.

3. Liste as atividades do dia (todo dia)

Faça uma lista de tudo o que você precisa fazer no dia (de preferência um dia antes ou no próprio dia – todos os dias), levando em consideração o item 2 (tempo real que cada tarefa necessita) e o tempo que você dispõe (ou seja, elimine do cálculo as horas de sono/trabalho/aula). Estabeleça metas alcançáveis e prioridades, para evitar frustrações.

4. Comece pelo urgente

A nossa tendência é sempre começar pelo que mais nos agrada, pelo mais rápido ou pelo mais fácil. Porém, é importante que se inicie pela tarefa mais urgente, assim você tem a certeza de que ela não ficará de fora – caso haja um imprevisto e você não consiga alcançar sua meta de afazeres diária.

5. Saiba deixar pra depois

Deixar pra depois é: não deu pra fazer hoje (de verdade), faça amanhã. Sem peso na consciência, sem cobrança. Se você fez tudo certinho dentro do estabelecido no dia, não adianta ficar se culpando se sobrou uma atividade que você não conseguiu dar conta, não deu tempo. O importante é que você conseguiu se organizar e cumpriu as atividades mais urgentes. Veja: não estou falando de procrastinação por preguiça, mas por necessidade. Uma vez ou outra acontece e não há mal nenhum nisso.

Então, essas são minhas constatações! Espero que tenham gostado e, se for o caso, consigam adequá-las ao seu dia-a-dia para organizar melhor seu tempo!




23 Comentários em “5 Dicas para organizar melhor o seu tempo!”


Carol R.

Confesso que sou mega desorganizada para organizar meu tempo, amei as dicas
bjs

Váh

E o tempo passa MUITO rápido e tem tantas coisas para fazer… Eu também vivo com esse sentimento de pouco tempo pra tudo.
Muito boa as dicas, o que mais eu preciso aprender á fazer é: “saiba deixar pra depois” ai ai :(

http://heyimwiththeband.blogspot.com/

Emerson

Adorei as dicas. Bom restante de semana!

http://www.jj-jovemjornalista.com/

Bia

Eu não vivo sem agendas e adoro fazer listas kk ♥
É ótimo pra não se perder e não tirar o foco das tarefas principais.
http://omurodemerlin.blogspot.com.br/

Thaís Maciel

Post super válido, adorei!
Achei seu blog lindo… Bjão
http://www.armariodemoca.com.br

Carol

Essa primeira frase do post é a maior verdade! Ando nessa agonia faz tempo!
Meu maior problema é ficar com aquela culpa de ter que deixar pra depois, vou começar a pensar mais na dica 5 a aplicar no dia a dia!
Beijão

Bruna Aguiar

Sei mto bem como é, Carol! Espero que dê certo :D Beijos

silvana

eu já fui mais disciplinada, mas agora, quero fazer tudo ao mesmo tempo, mas tenho uma agenda só para controlar as finanças!! rs

bjs,

http://www.tpmbasica.com.br
youtube.com/tpmbasica

Thays S

ótimas dicas e vou tentar fazer isso essa falta de tempo tá me deixando exausta, tanto que meu cabelo tava caindo horrores devido ao estresse. Bjs

http://modern-rapunzel.blogspot.com.br/

Aline Molleri

Minha vida organizacional se resume em listas, faço para tudo porque se não esqueço e me perco. Ótimas dicas!

http://www.hipermetropiafashion.com.br

Anne

São boas dicas! Eu também vivo com a impressão de que o tempo é sempre curto e que preciso me organizar pra dar tempo de fazer as coisas que eu preciso e as que eu gosto.
Beijo

Amanda Paduan

ADOREI, BRU! Tô sofrendo com isso ultimamente: semana de provas, casa desorganizada, sem tempo pra nada, planejando mudança, tendo que ir atrás de móveis, nossa, sério, uma loucura que só! O que tá me salvando é esse negócio da agenda! Eu tentei ter uma de papel mesmo, mas sem condições! Ai baixei um app no celular de notas, sabe? Ai coloco tudo o que preciso fazer no dia, acho muito prático e facilita bem a vida! O meu problema é conseguir deixar pra fazer amanhã o que eu não consegui fazer hoje, hhahaah, sério, sofro com isso, sou muito desesperada e quero fazer sempre tudo de uma vez sabe? Vou tentar melhorar isso, acho que dai já vai melhorar beeeeem as coisas! Beijosss e amei muito esse post <3

Bruna Aguiar

Siiim, Amandinha, sei bem como é! Ainda mais se estás planejando mudança, que é uma função sem fim! App é uma ótima, mas eu ainda sou da agenda de papel, sabe! Não consigo largar… bem jurássica!! hahaha Beijos

Greice Vacaro Saraiva

Oie, adorei o post, eu tento me organizar mas sempre acado fazendo uma bagunça, rsrs, beijinhos

http://www.atitudedabeleza.com/

Clay

Dicas que fazem toda a diferença, Bru! Só preciso aprender a usar agenda, eu começo e desisto

Bessie B.

Adorei as dicas! Várias já sigo, mas a “4. Comece pelo urgente” preciso por em prática! A “agenda” e a lista de tarefas já tenho, mas as vezes confundo prioridades e acabo sambando pra terminar as coisas direito quando surgem imprevistos (que sempre tem). O ultimo item também é muito importante, de nada adianta fazer coisas morta de cansadas se nem são tão essenciais assim né? Beijos <3 <3

Tallita

ótimas dicas!!! Eu sempre faço uma listinha de prioridades do dia.
beijos :)
http://www.oolhaisso.com

Gisele

Amei, eu sou o tipo de pessoa que tento organizar o tempo sempre.
Em tudo.
Beijos
http://www.estilogisele.com.br

Alexandre Freitas

Oi Bruna,
Concordo totalmente: quanto mais tempo se tem, menos coisa se faz.
Eu sou bem desorganizado e o que funcionou foi justamente anotar as tarefas do dia, pq aí vc tem uma noção do todo e ve que se protelar, a lista de coisas para fazer só vai aumentar.
Abraço,
Alê

kammy

Bru fiz um vídeo hj e falei justamente isso, nossa se eu não anoto eu super me perco no tempo rsrs’
preciso ter sempre um caderninho =)

bjos
kammy
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Larissa Rehem

Adoro essas dicas para a gente se organizar melhor.
Gosto e sigo praticamente todas as dicas que deu, Bru.

Lá no blog eu compartilhei um vídeo com dicas de organização que tenho usado atualmente. “)
Beijinhos…

Natasha Romaszkiewicz

ahhhhh Bru, esse post caiu como uma luva! No começo do ano eu tentei por em prática essas dicas, mas save quando você acaba deixando pra lá? Ai tenho ficado sempre com esse sentimento de “poxa, mas quando eu trabalhava e fazia faculdade eu conseguia fazer tanta coisa e agora que “não faço nada” não consigo?” É meio frustrante! Mas estabelecer essas pequenas metas que podem ser atingidas é muito bom! Vou pegar minha agendinha de novo amanha mesmo!

Náthaly Himmel

Ah que post maravilhoso. Eu tenho pensado tanto nisso em como me organizar melhor, uma das coisas que criei o hábito é passar somente 15 minutos no instagram na parte da noite e 15 min na parte da manhã; pois eu ficava de olho toda hora e acaba não prestando atenção nas coisas que tinha que realmente fazer. Seu post me ajudou muito!! Abraços , Himmel <3


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