início Ela Livros
Blogroll Contato


6 de março de 2015

Até pensei em escrever este post algumas vezes, mas achei que poderia ser um pouco pretensioso da minha parte. Porém, este mês é tema de um dos memes do Rotaroots e resolvi aproveitar o gancho e dar algumas dicas que eu considero importante pra quem tá começando um blog agora. Lembrando sempre que nada é regra, são apenas constatações e observações minhas ao longo do tempo de blogagem!

Tenha um layout bacana

Acredito que este seja o primeiro passo. Você não precisa sair comprando o mais caro dos layouts, encomendando o pacote master da designer tal. Não, gente. O wordpress, por exemplo, tem vários layouts bem legais, adaptáveis e gratuitos. Vale a pena dar uma olhadinha! Dica dentro da dica: não polua muito a sua página. Deixe-a clean, agradável aos olhos e fácil de visualizar o que pode interessar ao leitor.

 chez b. sete dicas para quem está começando um blog - layout

Escreva corretamente

Sério, se tem uma coisa que me faz fechar um blog NA HORA é erro crasso de português. Fico boquiaberta como tem por aí e super me apavora. Escrever direito não é escrever difícil. É apenas ter uma linguagem correta e clara. Simples assim.

Tenha bom conteúdo

Não poste qualquer coisa apenas pra não deixar o blog sem post em tal dia. O mundo tá abarrotado de blogs e sites com coisas legais e interessantes, porque alguém entraria num blog pra ler algo feito sem carinho e amor? O leitor percebe quando há dedicação e preocupação com o conteúdo, é muito visível. Pesquise bastante, anote ideias, leia vários outros blogs, inspire-se! Dê o melhor de você, tenho certeza de que assim será possível gerar um conteúdo bem atraente.

chez b. sete dicas para quem está começando um blog - conteúdo

Seja organizado

Organização é essencial pra tudo:  fazer posts bem feitos, dividir as categorias, as tags, as páginas. É essencial ser organizado com seu tempo pra postar, responder comentários, produzir conteúdo, preparar o calendário editorial, fazer um banco de ideias… e por aí vai. Na minha opinião, sem organização a coisa simplesmente não anda!

Poste com frequência

Estabeleça os dias ou a quantidade de posts por semana e cumpra o que se propôs. É muito mais fácil pra você – e sua organização – e para os seus leitores, que sempre saberão quando tem post  sem precisar acessar o blog a todo momento pra conferir.

chez b. sete dicas para quem está começando um blog - frequencia

Interaja!

Costumo dizer e acredito muito que pra formar um público fiel, é preciso haver interação. Acho que o blog (na essência e não esses que estão mais para sites de propaganda) não pode ser apenas uma vitrine dos seus posts. É importante você conversar com as pessoas que dedicam um tempo de sua vida pra ler o que você escreve e prestigiar seu trabalho. Responda aos comentários, conheça outros blogs, procure nichos que você curta, faça contato com outros blogueiros, faça amigos! Tem muita gente legal nessa blogosfera, gente diferente, gente igual, gente tipo a gente! Procure sua turma!

Seja autêntico

Seja você mesmo. Escreva sobre o que quer e o que gosta, do seu jeito, da sua maneira. Não imite ninguém, não copie nada. Faça do jeitinho que seu coração manda, com dedicação, amor e verdade no que diz. Faça o que você realmente acredita que vai dar certo!

chez b. sete dicas para quem está começando um blog -

Bom, essas são minhas dicas! Se você já é blogueiro da velha guarda e discorda ou queira acrescentar alguma coisa, será super bem-vindo! Pra quem tá começando agora, espero que ajude um pouquinho e pode contar comigo sempre que eu puder ajudar, é só me escrever!

 

 

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook!




56 Comentários em “7 dicas para novos blogueiros!”


Renata

Concordo com todas as dicas!
Eu preciso ser mais autêntica, as vezes fico meio assim de falar muito sabe? hehe
Adorei adorei!! beijinhos, Rê
http://blogsonhosdeverao.com.br

Bruna Aguiar

Oi, Rê! Fala dentro do seu limite que dá certo ;) Beijinhos!!

Clay

Adorei as dicas! Organização, conteúdo e dedicação. Pronto! Pode se considerar blogueira
<3

Bruna Aguiar

Bem por aí <3

Clarissa Carino

Lindo seu blog… :)
Adorei as dicas, tento seguir todas essas coisas, mas a questão da organização ainda está um pouco complicada pra mim… ser blogueira por hobby é bem complicado para conseguir manter uma regularidade nos posts! :(

Beijos!

Clá | blog Uma Garota Carioca

Bruna Aguiar

Oi, Clá! Que bom que gostou, tomara que ajude um pouquinho! Sei que às vezes não é muito fácil manter a regularidade, mas talvez se você diminuir a frequência pra umas duas ou três vezes por semana, fique mais fácil! Que tal?! Beijinhos!

Wanila Goularte

Adorei todas as dicas, Bruna! Sou apaixonada pelo seu blog, então posso dizer que você faz tudo isso e mais um pouco. E espero que eu esteja fazendo também, hahaha. Beijinho!

http://www.yesshedoes.com.br

Bruna Aguiar

Ahhh, que linda <3 <3 Obrigada, Wanila! Seu blog é ótimo, tenho certeza que tá no caminho certo ;) Beijo!!

Nathalia

Ótimas dicas, básicas mas super importantes!

http://www.nahboa.com

Bruna Aguiar

Que bom que gostou, Nath! Tomara que ajude :D

Pam Machado

Post muito bem feito, mas posso falar? As imagens de Friends ilustrando ficaram perfeitas! haha! Amei!

Bruna Aguiar

hahahaha Legal, né, Pam! Achei muito fofas também! Beijo!

Manu

eu só vim dizer que to achando que tem alguém curtindo friends… essas imagens ai não mentem!
S2

Bruna Aguiar

Se eu te contar.. hahahaha

Carol R.

Depois de 5 anos de blog ainda não consigo ser organizada rs
bjs

Bruna Aguiar

Nossa, sério, Carol? E tipo, você posta com bastante regularidade!! Não deve ser fácil! Beijo!!

Katherine Farias

Muito bom, Bru! Dicas valiosas em meio a tantos blogs que são só mais um. Ninguém quer ser só mais um e com essas dicas, tem tudo pra dar certo! Coisa boa é que tu já achou a tua turma, né? Hahaha <3 <3

Bruna Aguiar

Oooo se achei ;) Sem falar que a minha turma é a melhor, né?! hahaha <3 <3 <3

Sara Neves

Assino em baixo de todas essas dicas, que são simples, mas valiosas!

Primeira vez aqui, :)

Bloguei por 4 anos e joguei tudo pro alto, Hoje to começando do zero!

Se quiser me conhecer depois, todo recomeço é difícil hahaha

beijos http://makeintudo.blogspot.com

Bruna Aguiar

Oi, Sara! Nossa, sei bem como é difícil, mas vai dar certo :D Beijinhos!

Sisterlylove

Oi, adorei as dicas e as fotos que vc escolheu para ilustrar! Seu blog esta lindo! Bjs

http://www.sisterlylove.com.br

Bruna Aguiar

Obrigada <3 Fico feliz! Beijos!

joyce

Excelente Bru! Sempre contribuindo, com humildade e carinho…por essas e outras você sempre faz a diferença.Bjka

Bruna Aguiar

Que linda! Obrigada <3 <3

Carol Daixum

Bru, excelentes as suas dicas. Essa do erro de português é a que mais me incomoda. Claro, um errinho bobo acontece. Tipo “comer” uma letrinha e tal. Mas têm erros tão bizarros que eu também acabo desistindo de entrar no blog. Ser organizada também ajuda muito. Todo domingo eu sento e vejo quais os assuntos eu vou postar durante a semana e respeito as colunas fixas (quando eu viajei, não consegui respeitar muito, mas sempre dava “satisfação”, sabe?). Ah! Mais pra frente, vou mudar para o WordPress, mas o Layout vai continuar o mesmo. Acho que o blog tem que ter a carinha da dona do blog e bem clean. Poluído incomoda muito também! ^^

Superútil o post. Parabéns! ^^

Beijos,
Carol
http://www.pequenajornalista.com.br

Bruna Aguiar

Oi, Carolzinha! Obrigada! Saber que vc gostou e concorda me deixa muito feliz, seu blog é um dos meus preferidos ;) Beijinhos

Diogo L

Ter um layout seu com toda certeza é uma dica muito importante, eu comecei em 2011 e sempre queria aprender fazer meus layouts, ficava criando blog toda hora e fazendo um monte de layout na semana, enfim consegui chegar em um resultado legal e agora faço os meus layouts e ainda aprendi um pouco sobre design hahaha.

Acho que a segunda e a terceira dica varia de pessoa, acho que ainda tenho que melhorar muito minha escrita, faço o possível pra sempre reparar meus erros, sabe? Eu sempre gosto de aprender assim, errando e concertando. Organização é uma coisa que eu não tenho na minha vida sério, não consigo separar meu dia, pra uma coisa e uma outra, isso dificulta muito, eu juro que vou tentar.

A ultima dica com certeza é uma das mais importantes, acho que o que faz uma pessoa acompanhar seu blog é a forma como você é diferente dos outros.

Eu gostei muito do post, e sempre gosto de ver umas dicas pra melhorar um pouco né?

Beijos,
http://www.escritonoar.com

Bruna Aguiar

Oi, Diogo! É por aí, acho que você está no caminho certo! Fico feliz que o post tenha ajudado um pouquinho :) Eu também vivo procurando dicas pra tentar melhorar cada vez mais! Beijo!

Emerson

Dicas excelentes e práticas. Parabéns!

http://www.jj-jovemjornalista.com/

Bruna Aguiar

Que bom que gostou :D Obrigada!!

Juliana Regis

Concordei com tudo, Bru! Dicas simples, mas super importantes para um blog funcionar. Nada pior na vida (virtual) do que abrir um blog cheio de erros de português. O Chez B tá cada dia melhor (mesmomesmo)! =*

Bruna Aguiar

Ahhhh Ju, lindeza esse comentário vindo de ti :) :) Obrigada <3

Vale o clique #11 | Como livros, bebo séries

[…] 7 dicas para novos blogueiros! Tá chegando na blogsfera agora? Então não deixa de ler as dicas da Bru, que são simples, mas […]

Marina Nobre

Acho que estou no caminho certo! Comecei o blog em janeiro e já estou recebendo um retorno bem legal. Obrigada pelas dicas, sua linda.
Beijo e feliz dia das mulheres. <3
http://www.rockandrose.com.br

Bruna Aguiar

Oi, Marina! Que bom que gostou, tomara que ajude ainda mais! :) Feliz nosso dia pra você também! <3 Beijo!

Karyne

Eu SUPER concordo com todos os seus pontos!
Interagir é super gostos tb… conhecer novas pessoas e fazer amizades =)

Blog do Sofá

Bruna Aguiar

É verdade, de longe é a parte que eu mais gosto :D

Thayse Stein

Ser autêntico é o grande diferencial, né? Achei muito bom o post e gostei bastante das dicas, acho que vai ajudar muito quem tá começando <3


Beijos
Brilho de Aluguel

Bruna Aguiar

Tomara que ajude! O começo não é fácil pra ninguém, né?! Beijo! <3

Su

O Chez B segue tudo isso aí! tem um layout bacana; vc escreve super corretamente Bruna; tem um excelente conteúdo e é bem organizado; vc posta com frequência; interage =); e, mais que tudo, é autêntico!

Bruna Aguiar

Ahhh Su, que linda! Obrigada :D

Ingrid

Concordo com os tópicos abordados, principalmente com o “Tenha um bom conteúdo”, escrever corretamente e inovar é essencial para se destacar, as pessoas estão postando “mais do mesmo” simplesmente para atualizar o blog, independente disso acredito que postar um vez na semana um bom conteúdo é melhor do que postar três vezes algo razoável.

Beijão, http://www.cantinhob.com

Bruna Aguiar

Concordo totalmente, Ingrid! :) Qualidade vale mil vezes mais que quantidade, né?! Beijo!

Keyla Santos

Olá, Bruna. Tudo bem?

Amei suas dicas. Meu blog é ainda muito jovem, tem apenas cinco meses, mas faço tudo com muito carinho.

Sei que preciso melhorar a questão do layout. Sofro por não ter habilidade em criação e por não saber manipular ferramentas de edição de imagem, logo, meus textos ficam com ilustrações muito pobres. Por isso pretendo estudar esses temas.

Amo a série Friends e achei muito bacana o fato de você ter utilizado as imagens dessa turma para ilustrar seu post.

Obrigada pelas dicas.

Bruna Aguiar

Oi, Keyla! Td bem e com você? Espero que realmente tenha ajudado um pouquinho! O importante é fazer com carinho mesmo, aos poucos as coisas vão melhorando, tenho certeza. Quanto ao layout e imagens, dá uma olhadinha em tutoriais no YouTube, dá pra aprender algumas coisinhas! :) Um beijo e se precisar de algo que eu possa ajudar, pode contar comigo!

Filipe Machado

Dicas simples e essenciais. Concordo contigo, e inclusive escrevi algumas coisas parecidas em meu blog. Ser autêntico acho que é a principal ideia de todas, é algo que anda se perdendo hoje em dia, infelizmente…

Bruna Aguiar

É verdade, Filipe. Autenticidade é algo difícil de encontrar, mas é o que faz toda a diferença para um blog ser legal!

Ana Valeska

Adorei as dicas! E as fotos de friends ganharam meu coração! <3

Bruna Aguiar

<3 <3 <3 Fofura né!

Beatriz Cavalcante

Ótimas dicas! Acho que é bem por ai mesmo. Coisas que são importantes e fazem a diferença na hora de eu começar a ler e acompanhar um blog.

Beijos!

Bruna Aguiar

É, pra mim também fazem bastante diferença ;) Beijinhos e obrigada pela visita

Alef Bass

Concordo bastante com suas dicas, o layout é bem importante, sua escrita, o conteúdo… tudo isso faz um blog ser bem visto por quem o visita. :D

Nem Paris Nem NY – Estilo, decoração e música.

Bruna Aguiar

Né!? :)

Lola Farias

Adoreiiiiii esse post, disse tudo é só assino embaixo

Links de Março! - Chez B.

[…] este mês, um dos memes do Rotaroots foi dar dicas para blogueiros iniciantes. Eu dei as minhas aqui e li diversos outros posts sobre o assunto, pois é um tema que adoro e não canso de aprender! E […]


Deixe seu comentário: