início Ela Livros
Blogroll Contato


22 de setembro de 2014

Um dos temas do Rotaroots deste mês é um post especial sobre a ditadura da beleza. Pegando um gancho no projeto #StopTheBeautyMadnesssim, é por ele que tem tanta gente sem make no Facebook e Instagram -, foi proposta uma abordagem sobre esse tema tão comum e problemático entre as mulheres. Aí que sem querer fui parar num post aqui do blog, publicado em junho de 2010, totalmente relacionado à temática. Por mais irônico que possa parecer, passaram-se 4 anos e absolutamente nada mudou! E é por isso que resolvi republicá-lo…

Passa ano, vai ano, e continuamos vendo por aí as comparações de fotos antes e depois do famoso tiozinho do Photoshop. A última foi a Carol Castro, que pediu que “tirassem” a tattoo que ela tem na barriga e odeia, e sabe-se lá como acabou vazando as ditas fotos sem edição. Sinceramente, não vejo problemas em fazer um retoque ou outro na imagem. Porém, sabemos bem que não é isso que acontece. Na foto da Carol, por exemplo, as mudanças foram extremamente drásticas e visíveis. Começando pela cor humanamente impossível, passando pelo shape na barriguinha e contorno das curvas. Praticamente colocaram a cabeça dela em outro corpo!

Agora, alguém me responde: por que tudo isso? A Carol é linda, aparentemente simpática e humana. Humana como todas nós, com pele de verdade, uma gordurinha aqui e outra ali, umas manchinhas no corpo, nada mais natural. Não vejo motivos pra uma modificação tão grande, que transforma uma menina com tudo no lugar em uma boneca de plástico inatingível. E na busca incansável por esse ideal de beleza inventado por fotos construídas, muitas meninas mergulham num buraco de doenças e obstinações impossíveis, achando que vão alcançar o que, na verdade, é pura utopia. Um corpo criado por um mero programa de computador, muito longe da academia e da boa alimentação que o corpitcho criado sugere.

 

Mas, o que mais me indigna, é que várias são as reportagens e insistentes críticas anti-Photoshop veiculadas corriqueiramente na mídia acessível. E nada muda. Sempre que “vaza” uma ou outra foto de antes ou depois é aquele burburinho, olha-como-ela-tem-defeitos. Óbvio que tem, assim como eu, assim como você. Só não vê quem não quer e quem a revista engana. E essa busca insana pelo ideal inalcansável continua desencadeando bulimias e anorexias mundo afora, levando meninas lindas do jeito que são e com toda uma vida saudável pela frente à morte. Tudo por um mero programa de computador. Até quando?” 

 

Este post faz parte da blogagem coletiva do Rotaroots, um grupo de blogueiros saudosistas que resgata a velha e verdadeira paixão por manter seus diários virtuais. Quer participar? Então faça parte do nosso grupo no Facebook!

Para ver a blogagem do mês passado, clique aqui

 




47 Comentários em “Até quando?”


Samara Correia

ótima abordagem, é tipo isso, tem muita gente que recama do photoshop, mas quando sai a foto natural fica reclamando de “defeitos” que rodo mundo que é humano tem. Em vez de reclamar disso, o povo deviar era valorizar a beleza natural.. Como você mesma disse, a Carol é linda, não precisa de tudo isso, o corpo dela é uma marca dela, ele faz ela única e não mais um corpo de Barbie que pode ser de qualquer uma.

Sou muito contra esse tanto de photoshop, mas não pq quero v os problemas do corpo dos outros para fazer crítica sem nexo (muita gente pensa q famoso tem q ter corpo perfeito), mas para valorizar a beleza natural e única de cada um.

E alow… gente fazer tatuagem … tem q ter muita certeza, né?! Imagina vc olhar todo dia pra sua barriga e v algo que vc não gosta, credo.

bjus

JellyBen

Se ela odeia tanto a tattoo, pq nao tira a laser ne?
Eu quero tirar a minha na nuca. Nunca fui ver onde tira e o preço, mas vou fazer isso nos States pq aqui deve ser muito caro.
Eu soi doida para faer um photoshop real em 2 cicatrizes q eu tenho na perna. Outro dia me falaram p eu editar minhas fotos no Photoshop, mas q adianta pq qdo eu me ver no espelho vou me ver sem photoshop ne?!
Essa busca incansavel pela beleza inatingivel faz muitas irem a loucura ne?! Exemplo a Heidi Montag tao novinha e tao doidinha.
Bjss e a vida ta indo… O marido viajou e sabe la quando que volta e to aqui com meu Bubby que ja nao quer ficar no cage e so quer ficar solto na sala e faz pulp toda hora heheh. Bjss

Carol Heinrichs

Eu tinha visto e tinha chocado também Bru, como pode uma mudança dessas, né?
ainda diz que é boa forma,
assim até a Dra Lorca vira magrinha e pele perfect.
triste.

Carol Heinrichs

boa forma que eu disse é a revista,
Boa Forma de Barbie photoshopada

Ana

Isso é muito complicado e polêmico. O ideal é as mulheres terem a consciência de o que vêem nas capas das revistas não é o real. O problema é que muita gente esquece disso e fica querendo ser igual às imagens irreais da revista (maquiagem + iluminação + fotógrafo profissional + photoshop).
O problema é que o ser humano é esquisito. Se tiverem 2 capas de revistas, uma com a imagem da Carol Castro no.2 , a outra com a no. 1, todo mundo vai direto na imagem, digamos, mais bonita. Nem sempre o ser humano quer o real, sabe, aquilo que se vê em toda esquina!? Só ia dar certo se ninguém mais usasse o photoshop, o que é impossível. É legal essa campanha do Dove em prol da “real beleza”, mas sinceramente, acho que isso foi muito mais uma estratégia de marketing do que algo que eles realmente acreditam. No mais, ótimo post ! Bjs

Ana Carolina Marques

Falou tudo, amiga!!!

Retoques é um coisa, agora transformar em outra pessoa ai ja é demais… Pior q tava vendo (acho q no jornal nacional) nao sei, que a maioria das universitarias (mesmo as magras) se acham acima do peso e q 26% tem comportamentos ou anorexia mesmo. Conheço uma senhora de 52 anos q é anorexica, os filhos gordinhos, sabe pq, ela nao s deixa comer em casa, e um dele com 13 anos qdo vai pra rua come tudo q consegue.
O resultado é esse, uma sociedade doente.

Triste isso…

Bjoo

Gabi | Spoil

Eu não acho que foi A MUDANÇA no caso dela; A tatuagem é uma coisa, agora sobre a pele… Tudo bem que a pele é uma coisa quase impossivel mas quem ia gostar de ver a cor real nas revistas ?! Com certeza se mexe na cor da pele e etc. Daí vem que parece que a pele dela esta manchada, mas é claro, imagina o frio !? ou o calor ?! Então eles uniformizam a pele…
Entendo que nesse tratamento tem coisas necessáris e coisas desnecessárias, a Carol é linda e a maioiria das mulheres que são capas e afins de revistas tbm, mas muita coisa deve ser vista…
Apesar de tudo, a pessoa pode pensar isso mesmo de que n deve ser mexida, porém olhando a primeira foto, voce comprando uma revista ia gostar de ver a imagem daquele jeito ? Eu não ia, porque a cor não tá legal e enfim. Eu acho que existem os dois lados, e a gente precisa saber ver os dois lados… Claro que quando voce olha a barriga maravilhosa você pensa “eu quero ir AGORA p academia e ter uma barriga assim”

Mas… Beijos !

Dia de Brilho

Bem, sobre phootoshop eu acho legal dá uns retoques e tal mais transformar a pessoa como se fosse uma boneca perfeitaaa?! Não dá, não existe perfeição em lugar algum… acho a tatoo dela bonita… só devia ter dado retoques de leve… eu sinceramente acho q as revistas deviam abandonar essa perfeição e aceitar a realidade como ela é…!
a matéria foi boa! arrasou Bruna! estou add vc no meu recomendo!
bj boa sexta

sapatoaporter

A internet adora desmascarar essas revistas com antes e depois do photoshop. Gera uma polemica mas depois continua como sempre foi. Acho que as pessoas gostam mais de ver pra pensar: Olha a celulite dela, do que realmente pra parar e refletir sobre essa escravidao da beleza.
Algum escritor, que eu realmente nao lembro que foi, disse: Nao leia revistas de beleza, elas so a deixam mais feia.
E realmente! Nos leitoras, lemos uma revista dessa e somos persuadidas por esse ideal de corpo que nao existe!
Eh triste…
Beijoss

natilopes

nossaa que bizarro isso…. pelo amor viuuuuu.. não sei onde que eles acham essa tal perfição bonita!
Pr amim o bonito eh ser diferente, ser vc… bonito eh ser uma pessoa bonita por dentro, eh fazer o bem pros outros…

até qnd!

Nádia Tamanaha

Bruna, trabalho na Boa Forma e acho que tenho mais do que a obrigação de falar pela revista nesse caso. Concordo com tudo que você disse, mas infelizmente todas as revistas fazem mil retoques nas fotos. Não acho que isso seja certo também, mas você acha que as pessoas continuariam comprando a Playboy pra ver a celulite da fulana, a Boa Forma pra ver a pança da cicrana? Enfim… é o que falei, super concordo com você e realmente acho que muitos retoques não são necessários. Mas eu acho que tudo é um ciclo: se as revistas e todos os veículos que trabalham com fotos colocam pessoas perfeitas em suas capas e conteúdos é porque, de alguma forma, é isso que o povo busca.

E prova de que os retoques deveriam ser saudáveis é que a Boa Forma, pelo menos, sempre faz making of das capas das famosas e lá dá para ver como elas realmente são.

Enfim, queria deixar claro que não estou defendendo a revista. Realmente, às vezes exageram no Ps (e nem são as pessoas da redação que tratam as imagens) e, de fato, as fotos jamais deveriam ter vazado. Mas aconteceu e eu faço a mesma pergunta que você: até quando?

Beijo

Jéssica

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Credo!
E nessa da Carol fica mais que visível pq ela tem essa tatto horrenda, ne?!
Aff, exagero é f*da!

Beijos,
~ bombandohorrores.wordpress.com

Carina

Essa da Carol Castro foi demais,ne? ahaahaah…. todo mundo já viu essa tattoo dela e daí aparece sem nada??!! Hellooo! Tem limites,ne?
Amei o post;-)
Bjos!

não me mande flores

As mulheres parecem até bonecas de cera hoje em dia nas revistas. Eu acho bem feio!

Emerson

Ahh, eu também sou a favor da naturalidade das pessoas. Acho que a Carol não precisava nada disso, a não ser para tirar somente a tatoo que não gosta. Ela tem um corpo lindo, curvas perfeitas, bronzeamento show, rosto bonito, acho que não precisava mudar nada do corpo dela não. Bobagem total

viihrs

o povo realmente exagera no uso do photoshop …
não acho legal. tem menina aí se matando para ficar igual capa de revista e isso não existe!!!
absurdo.

Ray Siq

é, isso é uma droga, onde está a naturalidade???
fiquei abismada com essa da Carol Castro
como assim, até a tattoo, não curto isso.
já a Raquel eu acho ela igual ao natural
hahahahha
tá, eu sou puxa saco!

Beijoooo :*

Sil

Oi amigaaaa, que linda vc na sua casa ops endereço novooo!! =D
Agora eu tbm to..enfim consegui resolver e aparentemente meus recados ainda estão lá ahahah!!!
Ai amiga..esse negocio de ficar “moldando” os outros é tenso né!? Cada dia pior… Eu até acho que um retoque ou outro tem que fazer.. sei la só pra pessoa ficar com um ar mais saudavel… claro que o bronzemanto dela foi demais…mas um pouquinho eu ate concordo que era necessario!
A boa forma sempre photoshopa demais… incriveell..
Agora não entendi: se ela nao gosta da tatto..porq ainda tem!? afe..vai entender!
bjooooS amiga!!!

Tati Gallo

Nossa, olha a diferença…
Aí depois a gente olha essas fotos todas trabalhadas e ficamos nos sentindo mal!
Colocaram a cabeça no corpo da Barbie, até a cor da pele!
Mas ela é linda mesmo… só não gosto dessa tattoo! =
Já a barriguinha, eu também teeenhooo! 25 anos, sabe como é né?! hahahaha

Fabíola

Eu acho que as revistas e as companhas usam esses artifícios justamente pra fazer com que as mulheres fiquem complexadas, buscando um padrão de beleza inatingível. Desse jeito é mais fácil vender cosméticos, tratamentos e etc. Como efeito colateral disso tudo, temos meninas morrendo de anorexia e desenvolvendo câncer de pele pra ficar com o corpo e o bronzeado impossível da moça da revista.
Já ouvi alguma coisa a respeito de um projeto de lei que regulamentaria ou proibiria o uso do photoshop, mas não sei se isso foi levado a diante.
O interessante, é que um estudo afirma que modelos “plus size” em campanhas e revistas fazem com que as consumidoras se sintam mal. Vi um artigo sobre isso no site da Glória Kalil, o Chic, e outro aqui http://gnt.globo.com/EstarBem/Materias/Pesquisa-revela-que-modelos-gordinhas-em-campanhas-nao-estimulam-o-consumo.shtml o que mostra que a população não está interessada na tal da beleza real.
Acho que esses valor já estão tão inseridos na cabeça das pessoas que ainda vai demorar um tempo pra que isso tudo mude.

bjoooooo

Karla Lopes

Até quando eles vão transformar uma mulher no computador? Até quando o nosso corpo nunca vai estar bom o suficiente… é isso que eu me pergunto! Até quando eles irão querer “plastificar” as melheres do mundo? Ai, triste!

Louise Marie

AMEEEEEIIII suas considerações sobre esse mundo padronizado de buscas inatingíveis porque o produto final das buscas simplesmente não existe. Porque dizer que beleza de revista existe é quase o mesmo que dizer que vou encpntrar o Mario, o Luigi e o Yoshi na vida real. Gente, tudo agora é ficção. Isso me faz até lembrar essas cintas da polishop. “Você veste e diminui até 2 manequins” diz a propaganda. Agora quem disse que você respira dentro de uma coisa daquelas?? Sei lá… Você está lá, toda linda vestida. Mas que não queria nada que tenha de tirar a roupa senão…. já viu.
E esse é o mundo onde vivemos. Onde as pessoas parecem o que não são, e lutam pelo que não podem. Eu ri demais com a ‘cor humanamente impossível’. Quem nunca viu alguém quarando no sol em busca desse ‘bronzeado dourado’???
Era tão bom quando tinhamos de lutar para sermos seres humanos melhores, mais bonitos. É muito difícil lutar para tentar ser um ser humano representante de um programa de computador.
Pelo menos há um lado bom em tudo isso: nem todo mundo que a gente acha que é tãããão bonito, é bonito de verdade. Só conhecendo pessoalmente para ter certeza…
ótimo restinho de fim de semana. beijos.
diasvermelhos.wordpress.com

Louise Marie

P.S: eu amava aquela propaganda da Dove!!! :)

sara castillo

engraçado que agora mesmo estava discutindo isso com algumas amigas aqui em casa. falávamos sobre a mesma coisa. e sobre a garota da foto, a carol, o corpo dela nem é feio ou “deformado”, por que photoshopar tanto? o que vejo no antes é um corpo cuidado, malhado, mas logicamente com traços de realidade. porque a mídia insiste tanto em produzir somente ilusão? o mais triste é que tem muita gente que compra esse tipo de ilusão e faz sacrifícios para segui-la e tornar o impossível em realidade…ingenuidade ou alienação?

Carol

Hoje em dia tudo é muito exagerado, certas revistas você chega a nem reconhecer a famosa que tá estampando a capa de tão photoshopada’ que ela está. Acho horrível, porque parece que as pessoas não se aceitam e não aceitam a beleza natural dos outros, o que é normal ter uma barriguinha meio saliente, ruguinhas, manchas.. etc.
Acho que pra que esse tipo de pessoa caia na real, vai ser bem difícil, porque ultimamente quase tudo tem alguma coisa em photoshop tirando totalmente a realidade da foto. O que é extremamente Ridículo! ¬¬’

Beijoos :*

Julie

Adorei o post e vou te dizer porque… assim que essas fotos da Carol vazaram, um singelo rapaz que me segue no twitter comentou que a Carol estava “muito caída para uma mulher de 26 anos que não tem filhos”… Eu olhei a foto dela e fiquei indignada com esse comentário! Mesmo sem photoshop eu a achei linda e pessoalmente eu acredito que ela deve ser ainda mais do que nas fotos… Aí eu respondi ele e falei que se ela estava mal, imagina nós mortais que nos dividimos em muitas e não vivemos da nossa imagem como ela vive? E ele respondeu que todas deveriam ficar presas na academia. Um comentário babaca, de um cara ainda mais babaca que depois se disse brincando. Mas a verdade é que eles não estão brincando…

Porque a mídia promove esses ideais inatingíveis alguns caras acham que podem exigir isso das mulheres, e tem aquelas, que as vezes são lindas por por alguma questão de insegurança (interna ou passageira) acabam achando que ninguém vai reparar nelas se forem assim, impossíveis… Confesso que quando vejo uma atriz flagrada na rua e mostram alguma gordurinha ou um rosto com olheiras, primeiro faço um comment malvado, mas depois sorrio internamente e digo: “obrigada Senhor pelos nossos defeitos”

Ah e carinha do twitter? Mandei passear e bloqueei! :P

Boa semana! beijos

Bruna

Nossa, Julie, ainda bem que vc bloqueou! Porque um cara desse não só não merece que vc o leia, como também não merece te ler. Haja ignorância pra fazer um comentário agressivo e repugnante como esse, totalmente infantil e fora da realidade. No mínimo ele é um recalcado e com sérios defeitos morais (e esses nem o photoshop corrige!). A gente vê cara estúpido por aí que até assusta! Beijos, adorei seu comentários. Ótima semana pra vc também!

Priscila

No caso da Carol Castro acho que as duas estão com photoshop, a perna dela parece que deu uma “quebrada” NAJSOALSAOSOASNASON repara na mão dela (a que tá com anel) e para a perna dela, existe sei la…uma “quebra”, hum….não sei….talvez seja a posição ou seja photoshop…
Se for para algum ensaio fotográfico que não esteja relacionado a vender algum produto não me importo com a quantidade de photoshop que usam – contanto que fique bonito kkkk – se existem pessoas que acham que as celebridades tem que ser perfeita é porque essa pessoa é um id**** para não saber que celebridade por incrível que pareça é ser humano =0 ¬¬’
Não vou colocar culpa nas revista dizendo que incentiva doenças, então se for assim filme onde tem morte incentiva as pessoas matarem (?)

Bruna

Eu acho que são coisas bem diferentes. Porque a revista incentiva que a mulher busque aquele corpo que está montado na revista, seja por exercícios, dietas ou cremes, a reportagem vende aquele ideal que nunca ninguém vai alcançar sem um programa de computador. Já o filme não está incentivando a pessoa a seguir aquilo que vê, é uma forma bem diferente de abordagem, é uma história irreal, que todos sabem que foi escrita e construída tão-somente para entreter e não para se seguir. Enfim.

coisasdeamiga

Acho legal quando usam edição de imagens para melhorar a luz ou tirar um detalhe que não ficou bom na foto, mas sem exageros, né?
Ela é linda e não precisava de tantas mudanças pra aparecer numa capa de revista..Só pra iludir quem compra uma revista dessas..

Beeijos

Helô

eu sou totalmente a favor do Photoshop para fazer um retoque ou outro.. afinal é mesmo inevitável sair em capa de revista como veio ao mundo.

agora essa palhaçada de transformar em outra pessoa, é no mínimo propaganda enganosa!

Camila Moraes

Adorei o post!!!!
A mudança da carol foi muito grande mesmo.
Tem muita gente, que já é linda, e qndo é photoshop”ada”, acaba ficando estranha né??
Beijos

Su

Na verdade acho que a primeira foto também fotoshop pq ela nao tem essa barriga grande e a perna está toda enrugada, acho que fizeram para sacanear mesmo. =/

Beijos Bru!

Dia de Brilho

Oie, tem post novinho!
vem ver!
bjo Bruna!

Marília

post incrivel!
eu concordo em número,genero e grau! tantas vezes nos pegamos olhando fotos por aí, e pensando ‘ai como eu queria ser assim…’ e isso é tão errado, pois essas revistas só fazem a gente se sentir mal e não aceitar a beleza q temos! todas são bonitas! só temos q aprender a gostar daquilo que é real!

Naty

muito bem colocado, também não sou contra o photoshop, até uso pra ajustar a cor da foto ou algo assim, mas esse da Carol Castro tá realmente demais né!
eu também nem me desespeto, sei que aquilo ali na revista é invariavelmente fora da realidade!
ótimo post!
beeijos

Pathi

Concordo plenamente com esse post. Não existe coisa mais ridicula do que isso que as revistas fazem. E o pior: a propria midia ainda fica criticando o fato de usarem Photoshop. Uma grande hipocrisia, na minha opiniao.
Infelizmente parece que a tendencia é piorar ne? Não acho que vai parar tão cedo. E o pior é que ainda vamos ter que sofrer com isso de tentar alcançar o ‘corpo perfeito’ que evidentemente nao existe e prejudicar nossa saude. Deploravel MAS é a Realidade… ;

acrossfashion

Noossa amiga!
eu também estava fazendo um post assim sobre bulemia e anorexia, essa busca incansável de nós, mulheres por uma coisa que não existe e que engana muitas mulheres que olham para uma foto de revista acreditando que aquilo é real, mesmo sendo puro photoshop e tentam ser como as modelos, como progamas de computador e aí caem nessa armadilha!
Parabens, muito bom o post!
Fique de olho nessa semana vamos ter várias surpresas e coisas especiais no blog!

Palavras e Artes | Taís Ribeiro

aaaah fala sério, o pior de td é o povo achar lindas essas mulheres… –‘

polimerize

Praticamente construiram uma nova pessoa! ahiahaha

Stephanie

Já que ela odeia a tattoo dela, deveria tirar de vez. Ia sofrer até pq dizem que dói pacas, mas com certeza ela ia ser mais feliz hahaha :D
Com relação ao photoshop .. acredito que todos os editoriais fazem, né?! Eu não sou contra, mas tem que ser bem feito e ficar natural pq se não o que era pra ser bonito, passa a ser bizarro rs!!!
Beijinhos, Té
http://www.bloglola.com.br

Karyne

Cara… eles reconstruíram a pele dela=/
É triste isso… nem podemos acreditar nas fotos que vemos por aí

Camila Faria

Uma tristeza realmente… o pior é que muitas dessas pessoas que participam desses movimentos teoricamente pró-auto-estima-feminina, são as primeiras a criticar ferozmente as mulheres que aparecem por aí com seus defeitos, manchas, celulite etc… Um pouco mais de coerência, né gente? Adorei o texto Bruna!

Carol Romano Andrade

Hoje em dia não existe mais nada sem photoshop, o que me incomoda é o excesso. Pode ter um pouco, mas sem mudar a pessoa e inventar um padrão estético.
Amei o post
bjs

gevisacri

Bruna, que post excelente! Acho que nada vai mudar tão cedo, infelizmente. Eu já botei na minha cabeça que elas não são assim e pronto. Cabô ;-)

Bruna

Obrigada!! Verdade, Gê, acho que não muda nunca! Deixa ser, o importante é termos consciência, no final das contas! Beijos

5 top links de setembro! | Chez B.

[…] a Dani Cruz escreveu sobre o projeto #StopTheBeautyMadness (também falei um pouquinho sobre ele aqui!). Muito sincero e real, daqueles posts que eu gostaria de ter […]


Deixe seu comentário: