início Ela Livros
Blogroll Contato


15 de setembro de 2014

animais

Eu adoro bicho! Sempre tive vários bichinhos, mesmo morando em apartamento minha vida inteira! Alguns ficavam na casa da minha vó, mas eram meus (ou eu acreditava que eram)! Já tive peixe, hamster, calopsita, cachorro… Hoje, continuo morando em apartamento, mas estou meio grandinha pra manter meus bichinhos na casa da vó, então tenho dois animaizinhos amados que moram comigo: o Pituco, uma calopsita de 5 anos; e o Toy, um cãozinho de 10 meses.

Eles são nossa alegria, nossos amores. Mas, é claro às vezes dá um certo trabalhinho! Precisam de atenção, cuidado e muito amor! Então, se você está pensando em ter um bichinho, aqui tem quatro coisinhas que considero essenciais pra pensar antes de comprar ou adotar um…


Espaço apropriado

Se você pensa em ter peixinhos, tartaruga, hamster ou até uma calopsita, essa questão é simples. Basta ter um aquário, gaiola ou viveiro num tamanho legal e adequado para o seu bichinho e está tudo certo! Agora, se sua vontade é ter um cachorrinho ou gato, precisa planejar bem. Se mora em apartamento, pense onde seu bichinho vai dormir, comer, brincar e, o que é muito importante: fazer as necessidades sem atrapalhar a rotina da casa. Caso você já tenha tudo isso planejado, perfeito! Mas, se não há espaço suficiente, pense melhor!

Tempo

Você tem tempo? Bichinho precisa de dedicação, gente! Não adianta uma pessoa que trabalha o dia inteiro, estuda à noite, toma banho correndo e mal tem tempo para se alimentar, querer ter um animal de estimação. Não dá! Todos eles precisam de atenção, de um tempinho seu especialmente dedicado a ele. Claro que animais como tartarugas e peixes requerem bem menos tempo, mas, ainda assim, precisam ser alimentados e bem cuidados. Ou seja, qualquer que seja o pet, você precisa ter certa disponibilidade para cuidar dele. Ah, nunca transfira essa responsabilidade para outras pessoas. O animal é seu, você quem quis, é você que tem a obrigação de cuidar!

pet 3

Gastos

Uns mais, outros menos, mas todo bichinho gera gastos. É alimentação, local para dormir e/ou viver, acessórios, brinquedos, consultas veterinárias, banho, vacinas… Sem falar que, dependendo do animalzinho, há mais dificuldade em achar profissionais que tenham especialidade para tratá-los, como os pássaros. Duas vezes o Pituco precisou de um veterinário e não foi fácil achar um especialista em aves. Então, se você quer um bichinho “diferente”, não esqueça de pensar também nesse detalhe e verificar se na sua região tem médico especialista, caso um dia precise.

Amor

Acima de tudo, os animais precisam de muito amor, dedicação e paciência. Eles são anjinhos nas nossas vidas, nos dão carinho incondicionalmente, estão (quase) sempre alegres e dispostos a brincar e nos arrancar um sorriso. Mas, alguns fazem sujeira, precisam de passeio, ficam doentinhos. E, assim como nós, nesses momentos eles precisam de cuidados especiais e paciência que só um dono amoroso sabe dar. Dê muito amor ao seu animalzinho, tenho certeza que ele merece!

pet 2

Quem aí tem bichinhos? Concordam com as dicas?

Beijos!




10 Comentários em “4 questões importantes para pensar antes de ter um pet”


katfarias

Com certeza Bru! Lá em casa foi mais ou menos assim… morávamos num ap pequeno, e minha mãe dizia que quando nos mudássemos pra um maior, poderíamos ter um cachorro – já que eu sou louca por eles. Nos mudamos pra um bem grande que tinha até pátio e ela seguiu dando desculpas. Então adotei um num site, levei no veterinário, comprei pote de comida, caminha, coberta… kit maternidade canino completo! Levei pra casa de uma amiga e esperei minha mãe viajar. Na volta, adivinha quem já estava lá em casa, do tamanho de um hamster, deitada na cama? Esta que hoje atende por Lupita e dorme com a minha mãe! Pois é, e por causa do espaço é que ela segue morando com a minha mãe pq minha atual casa n teria um espaço bacana pra ela. Dá trabalho, pois minha mãe tem que deixar ela com uma amiga nossa sempre que viaja, gasta com pet shop e com eventualidades, já que a Lupita adora pegar coisas do chão e já mordeu uma abelha e comeu um grampo de cabelo. E a conta do veterinário nunca é barata, já que pra animais nem SUS existe, hehe. Mas vale a pena né? Eu sinto uma falta sem tamanho da Lupita, é muita saudade. Os animais não te julgam, tão sempre querendo te fazer companhia e tem disponível 24 hras por dia um amor incondicional pelo dono. Achei as dica que tu compartilhou muito úteis, sobretudo pra quem está pensando em ter um animalzinho. Beijoca <3

Bruna

Eu vi a Lupita, coisa mais querida! Nossa, eu imagino a falta que ela deve fazer pra ti… eu não sei se conseguiria ficar sem os meus, são minhas maiores companhias! Mas, no caso, é pro bem dela, né! Vale muito a pena ter bichinhos, é realmente um amor incondicional, uma alegria sem tamanho ;)

Carol Romano Andrade

Principalmente pelos dois primeiros motivos n tenho bichinho em casa
bjs

Stephanie

Ter só por ter não adianta. Bicho tem sentimento igual a gente e precisa sim de carinho, atenção, amor, dedicação e dinheiro haha :D
Eu amo cachorro e tenho desde que nasci … por isso quando tiver a minha casa eles sempre estarão comigo!!
Beijinhos, Té
http://www.bloglola.com.br

Camila Faria

Nossa, falou tudo Bruna! Muita gente quer ter bichinhos, mas não pensa se as condições são adequadas para eles. E, sim, amor acima de tudo é mais do que necessário!

dreamsam

Foi um apanhado das principais questões de ter um bichinho em casa.
Eu, por exemplo, já tive um coelho, 4 peixes, um hamster.
Bom, os peixes morreram e o hamster eu dei. O coelho até hoje está na fazenda da minha familia, juntos com 9348975948 coelhos.. rs
Atualmente eu tenho um gato, que é só amor … Todo mundo paparica ele.. rs

Beijos

Bruna

Ai, coelhos! Acho muito fofo! Sempre quis ter um! <3

feufa

Adorei o post. Tenho 8 gatinhos, mas moro numa casa relativamente grande pra eles, tem um quintal muito bom, então tem bastante espaço para eles correrem, brincarem… :)

Bjs.
http://www.feufolandia.blogspot.com

rubiaolivo

eu queria ter algum pet pra me fazer companhia, mas aqui em casa é super pequeno e me falta tempo pra cuidar do bichinho.

Bruna

Oi Rubia, um animalzinho muito legal pra quem não tem muito tempo é a calopsita! Eles são bem companheirinhos e divertidos, mas claro que precisa de um tempinho pra dar atenção a ele, né! Farei um post nas próximas semanas sobre isso! Beijos


Deixe seu comentário: